quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Comitan de Dominguez - Chiapas - México - 3

Apesar do Estado de Chiapas ser considerado muito violento, Comitan é uma cidade pelo menos aparentemente, tranquila. Para nós brasileiros é muito estranho convivermos com carros blindados do exército ou da policia, mas os mexicanos já se acostumaram com esse estado permanente de guerra travado com os cartéis de drogas reinantes naquele país. Eu andei por toda a cidade e nunca fui molestado por ninguem, muito pelo contrário, sempre fui tratado com muita cortezia e hospitalidade. Hoje, recebí finalmente o documento que esperava do Brasil. Apanhei a moto e viajei de volta para a aduana e pude concluir a minha entrada oficial no México. Após fotografarem o número do chassis da moto e me cobrarem um depósito de quatrocentos dólares através do meu cartão de crédito, com a promessa de que devolveriam na minha saída definitiva do país e me cobrarem uma taxa de entrada no valor de quarenta e oito dólares, carimbaram meu passaporte e liberaram a moto. Voltei exultante para o hotel e comuniquei aos meus amigos que nosso jantar seria minha despedida, pois partiria no dia seguinte muito cedo em direção ao litoral  e a Cancun. Aproveitei para rearrumar toda a bagagem e as roupas devidamente lavadas e deixei a moto pronta para partir no dia seguinte. O final da tarde, aproveitei para fazer algumas ligações na cabina telefônica próxima ao hotel, cujas tarifas são muito baratas. Liguei tambem para Claudio, que já estava em Vancouver e comuniquei minha saída no dia seguinte e ficamos de , com um pouco de sorte, nos encontrarmos na própria estrada. Voltei para o hotel e usei a internete para comunicar aos familiares minha saída no dia seguinte e a rota que deveria fazer dalí para a frente. Após uma ducha caprichada, troquei de roupas e fui para a recepção esperar nossos companheiros mexicanos para nosso jantar de despedida. Aproveitei tambem para me despedir da proprietária do hotel, por toda a atenção que me fora dispensada durante minha estada no Laurelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário