domingo, 23 de outubro de 2011

Sanz Pena a Tilcara e Pumamarca

Muito cedo, como é do meu costume,  partí pela rodovia que liga Resistência a JuJuy, no noroeste da Argentina, estrada com retas intermináveis e muito perigosa pela quantidade de bodes que pastam soltos e em bandos nas laterais e costumam atravessar repentinamente de um lado para o outro, causando repetidos acidentes na região. No final da manhã já havia alcançado El Galpon, na Provincia de Salta, onde aproveitei para abastecer a moto e saborear as deliciosas empanadas saltenhas. Após esticar as pernas, toquei em direção a rodovia para Jujuy, uma das melhores da região. Jujuy é uma cidade bonita e na sua chegada vc tem um viaduto que separa os vários caminhos que nos levam para cidades históricas e turísticas como Humauaca, Pumamarca e Tilcara. Como estava no meio da tarde resolví rever Tilcara, cidade de ruas estreitas e com hoteis e restaurantes para todos os gostos e preços. Nas vielas, a maioria em rípio, desfilam turistas do mundo inteiro, na sua grande maioria, estudantes e mochileiros que disputam espaço com carros, Vans , ônibus e motos . Após um giro pelo centro da cidade onde predomina o comércio artezanal indígena, abastecí a moto e partí para Pumamarca, cidade localizada no sopé das Cordilheiras e na minha opinião, o ponto de partida para a travessia do famoso e temido deserto do Atacama. Apesar da grande quantidade de hoteis e pousadas existentes, tive uma grande dificuldade de conseguir um lugar para dormir. Depois de rodar muito e já considerando tocar em direção a Susques, conseguí localizar uma pousada muito simpática, composta de vários chalés, uma piscina e um restaurante estilo suiço com uma comida deliciosa e bons vinhos de Salta e Mendonza. Conseguí inclusive parar minha moto numa varanda coberta,  ao lado da porta de entrada do meu quarto, protegendo minha bagagem do sereno noturno. Nesta noite, além de curtir a famosa milaneza com papas fritas e ensalada, tive oportunidade de confraternizar com um grupo de motociclistas de Córdoba, que regressavam de São Pedro do Atacama, no Chile. Após um animado papo sobre viagens de moto, me recolhí para colocar meus emails em dia e programar a jornada do dia seguinte que seria muito dura por causa do vento violento que predomina no deserto na época do inverno, chegando as vezes até 80 Km por hora. Traçada minha estratégia de viagem, conseguí dormir profundamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário