sábado, 29 de outubro de 2011

lima a Trujillo

Partí de Lima bem cedo, aproveitando a panamericana sem aquele característico fluxo intenso de caminhões e ônibus. Como não serviam café no hotel, aproveitei para parar na primeira estação de serviço e colocar combustível na moto e renovar meu estoque de água, além de fazer uma reforçada refeição à base de ovos, presuntos, torradas e um café bem quente para aliviar o frio. ´Toquei então em direção a Trujillo , via Huaraz, o que seria um dia de viagem num rítmo bem acelerado. Com o correr do tempo veio minha grande decepção. Naquele trecho, Lima a Huaraz, existe uma policia camineira que se transformou numa verdadeira quadrilha organizada, para chantagear turistas através de multas por infrações de trânsito inventadas. Eles trabalham em duplas e se posicionam em trechos desertos e numa distância de uns quarenta quilômetros de um grupo para outro. Te abordam descaradamente e te pedem propina sem a menor cerimônia. Conseguí contornar o problema graças a minha roupa de militar que costumo usar em minhas viagens e um rastreador via satélite que eu alegava estar sendo monitorado por televisões brasileiras que registravam minha rota até o Alasca. Um pouco mais para a frente, essa gente desaparece de circulação e vc volta a ter uma viagem absolutamente tranquila. Na direção de Trujillo vc cruza com vários balneários e pequenas aldeias de pescadores localizadas às margens do pacífico. O visual dos penhascos que se debruçam sobre o mar é um espetáculo à parte. Por outro lado, a altura, e o vento que sopra violentamente do oceano, formam constantes tempestades de areia muito perigosas principalmente para os pilotos de motos. Outro fator muito importante durante sua jornada, principalmente se solitária como a minha, é se inteirar dos possiveis tremores de terra por onde vc pretende passar no dia seguinte. Eles são muito frequentes no Peru e alguns bem violentos. No final da tarde, cheguei finalmente em Trujillo e após as formalidades de chegada, ingerí uma substâncial refeição no próprio hotel e me rendí à fadiga da viagem e das centenas de quilômetros rodados sob condições , às vezes, bem adversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário